A campanha Agosto Dourado reforça os inúmeros benefícios do aleitamento materno, desde o valor nutricional até o fortalecimento do vínculo cognitivo da criança. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é manter a amamentação no peito até os dois anos de idade ou mais, e que, até o sexto mês de vida, seja como alimentação exclusiva do bebê.
Para fortalecer a campanha, durante este mês de agosto diversas ações acontecem no Hospital Unimed de Tubarão. Nesta quinta-feira (4) o Hospital Unimed promove o Mamaço. O Mamaço é o nome de um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas presentes. É uma forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação entre mãe e filho.
A informação e o apoio são essenciais, tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, na Maternidade do Hospital Unimed Tubarão há um Comitê de Aleitamento Materno formado por profissionais médicos, fonoaudiólogas, enfermeiras e nutricionistas para orientar as gestantes, puérperas e as mamães que ainda amamentam.
Benefícios
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
O leite materno é considerado padrão ouro, ou seja, é o alimento mais completo que existe para o bebê. A amamentação traz mais de 250 substâncias ativas e, por isso, o leite materno é considerado um leite vivo.
Deixe seu comentário